Caixa de sabão do Sr Atoz

Star Trek redux

with 4 comments

Tornei-me trekker em 1991, fã da série Clássica de Jornada nas Estrelas, ávido leitor, interpretador e cultuador de seu cânone. Assim como todos os outros iguais a mim, eu estava muito apreensivo com este novo filme que estreou anteontem. Minha expectativa era a seguinte: mais um filme de ação que vai ser apenas divertido sem conteúdo nenhum. Mas fôra anunciado como um reboot total, de modo que não tinha nenhum compromisso em respeitar o cânone ou a cronologia. Então, quanto a isso, eu estava tranquilo: na minha expectativa, o filme não ia respeitar nada do que tinha vindo antes, mas estava autorizado a esse desrespeito.

Ontem tive uma surpresa maravilhosa: O FILME É ÓTIMO!!! Depois de um filme ruim (Generations), um mais ou menos, de ação e suspense mas não de Jornada (First Contact), duas merdas rematadas (Insurrection e Nemesis), uma das quais sempre esqueço que sequer existiu, e uma série esquecível e desanimadora (Enterprise), talvez minha expectativa estivesse tão baixa que eu aceitasse qualquer coisa no filme de 2009, mas ELE É MARAVILHOSO.

Jornada nas Estrelas sempre foi sobre personagens, não sobre naves e batalhas. Em particular, a série Clássica era Kirk e Spock, seu caráter, seus temperamentos, sua amizade, sua interação. ISSO É EXATAMENTE A ESSÊNCIA DO NOVO FILME. Chris Pine está ótimo como James Kirk. Zachary Quinto (“Sylar de Vulcano”) está surpreendentemente bom como Spock. Karl Urban está excelente como McCoy. As essências dos três estão todas lá, junto com várias referências e maneirismos. E O FILME É SOBRE ELES, não sobre a nave, que é exatamente o que a série Clássica sempre foi.

Apesar de romper com a cronologia e mexer em várias coisas, o filme remete diretamente à série Clássica (embora seja de ação, não de exploração pacífica). Para meu espanto, respeita a história acumulada de Star Trek em muito mais lugares do que teria sido necessário, incorporando informação dos livros que nunca havia sido usada nos filmes.

A cereja no bolo é que, como bem observou o Maron (e era inevitável), todas as velhas frases estão lá. “Dammit, I’m a doctor, not a physicist!”, “Fascinating.”, “I have been, and always shall be, your friend.”, “… Green-blooded hobgoblin”…

Então, aqui você encontra alguns detalhes menores para reparar, que estou listando para quem ainda não viu o filme. Tenho que ser superficial e frívolo, falando só de detalhezinhos, senão estragarei seu prazer. Agora, se você já viu o filme (ou se não se importa em saber de tudo antecipadamente), esta resenha, mais completa, comenta a história, seus personagens e seus detalhes. Aliás, ela mesma já ganhou comentários, que só podem ser lidos a partir de lá.

EOF

Written by sratoz

10/05/2009 at 04:17

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] textos repletos de curiosidades interessantes publicados no blog Caixa de Sabão do Sr. Atoz: Star Trek redux, Star Trek em 2009: detalhes para quem não viu e Star Trek em 2009: a resenha do Sr Atoz. Leia […]

  2. Também adorei o filme, pelos exatmos motivos. Sou fã nova de ST, mas ainda acho TOS a única que tem graça mesmo. TNG tem personagens fracos, e em todas as outras senti o mesmo. Foi muito bom ver um filme com personagens fortes. Só fiquei meio decepcionada com o tratamento dado à Uhura, achei que ela perdeu muito. E me surpreendeu o Chris Pine, que dava toda a aura do Kirk, sem fazer caricatura do já caricato Shatner.

    baru

    14/05/2009 at 13:50

  3. Sim, isso.

    Verdade que não me ‘mostro’ muito. Porque a idéia é justamente esta: os temas devem interessar, ou não, por si mesmos, independentes de quem os escreva. Eu não sou tão importante quanto aquilo que penso, digo e registro aqui.

    A velocidade veio de três meses na Inglaterra em 1998. Desde então, regra geral, pratiquei pouco, mas tive lampejos em 2003 e, mesmo estando no Brasil, nos últimos anos tenho usado mais o idioma.

    Auf Wiederlesen!

    sratoz

    14/05/2009 at 09:55

  4. Ahhhhhhhh gostei do teu comentário no meu blog e vim aqui saber quem me escreveu e …. continua uma incógnita… seu blog é interessante… pena que a pessoa que escreve não se ‘mostra’ muito… :)…bom já sabemos que serviu ao exército? isso?
    Mas tudo bem, lerei igual! Porque achei temas que me interessam… infelizmente não vi Star Trek… talvez quando eu voltar ao Brasil…ver em alemão, é cansativo demais… e cinema não é pra ser cansativo. Aqui eles adoram dublar tudo, se ainda tivesse em inglês..ajudaria um pouco mais :)
    Onde vc deu ‘velocidade’ ao seu inglês? o meu ‘morreu’ aqui, eu tento falar, mas só sai alemão…espero q seja passageiro…
    …e quanto as crianças…não pra acreditar que omitem coisas do tipo?!…
    Auf Wiedersehen!

    Lu

    13/05/2009 at 14:39


Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

