Como convencer a máquina a fazer o que você quer

Conforme relatado anteriormente, compramos um DVD player Panasonic S42. O fabricante foi muito gentil em fazer uma quebra na superfície da frente do aparelho, de modo a tornar visíveis os botões para quem os olha de cima. O problema é que o player veio de fábrica sendo capaz apenas de enxergar discos de região 4 (Brasil) e região all, e a maioria de nossos discos é de região 1 (EUA). Testei um disco de região 1 e nosso S42 realmente não o leu.

Fui pesquisar nos fóruns da Web e descobri que os aparelhos Panasonic são mais difíceis de hackear do que os dos concorrentes. Mas encontrei este excelente saite.

Aparentemente, o que acontece é o seguinte. A Panasonic encontrou um bug nos controladores dos DVD e criou o update 100B435 para corrigi-lo. Um dos colaboradores do saite, que, aliás, parece-me tcheco, teve acesso aos manuais da Panasonic, decriptografou o update, programou nele a capacidade de liberação de regiões, recriptografou-o e disponibilizou-o em seu saite como o upgrade 100B435B para quem tem controladores 100B421. Pôs todos os disclaimers, advertindo ao usuário que atua por sua conta e risco, que um upgrade mal feito resultará em perda da garantia, que pode não funcionar etc.

O saite ensina, passo a passo,
1. como criar e finalizar um CD-R com o upgrade 100B435B, criado pelo saite;
2. como descobrir qual é o controlador do seu DVD;
3. como instalar o upgrade;
4. como, tendo feito essa instalação e dado esta capacidade ao aparelho, finalmente convencê-lo a ler discos de todas as regiões.

Tantos cuidados e clareza inspiraram-me confiança. Fiz o que ele indicou: baixei o upgrade e criei um CD-R; confirmei qual era o controlador (o meu era 100B421, que desconfio há de ser o mesmo de todos os S42); instalei o upgrade; e rebootei o aparelho. Testei: agora, ele mostrava controlador 100B435. Em seguida, obedeci rigorosamente à complexa e esdrúxula seqüência de comandos desconexos do controle remoto que nosso caro tcheco prescreveu — e, lo and behold, funcionou! Testei com aquele mesmo disco de região 1, e o disco foi reconhecido! Urru!

Créditos onde são devidos, esse tcheco é muito bom. Interessante que

5. o saite tenha sido atualizado neste mesmo mês de maio;
6. muita gente no Brasil já direcione linque para ele.

Isso mostra como as notícias na Web se espalham feito chamas no álcool, como a Rede é dinâmica.