Babylon 5: comentários até “Grey 17 Is Missing”

Só para dar uma espanada na poeira, acabo de atualizar meus comentários a Babylon 5, incorporando os relativos a “Messages from Earth”, “Severed Dreams”, “Ceremonies of Light and Dark”, “A Late Delivery from Avalon”, “Walkabout” e “Grey 17 Is Missing”. Estão todos em inglês, mas eu tinha textos pré-existentes (é com hífen?) sobre alguns deles, que seguem abaixo.

====================
“Messages from Earth”

O episódio não chamou a atenção para isto, nem Straczynski nem os comentaristas na Usenet: por causa do Livro de G’Quan, Garibaldi está aprendendo Narn. Indiretamente, é muito provável que esse conhecimento seja útil no futuro.

Vaughn Armstrong tem cabelo castanho, mas seu personagem é louro e usa o mesmo penteado dos alemães dos anos 30 e 40. A referência ao nazismo não deve ser coincidência.

====================
“Severed Dreams”

A Clarkstown é o mesmo modelo CGI da Hyperion: é tão pouco detalhada como era o CGI no começo da série; e tem até as mesmas inscrições (“21” bem grande no casco).

Quando ativos, os motores da Alexander lembram muito os da Yamato.

Pode-se dizer que fossem suicidas os Narns que enfrentaram os Marines, mas isso é porque não são soldados treinados. Pense: estes são apenas os Narns, civis, que viviam na estação até há pouco tempo. Sua incorporação à segurança foi um improviso. Sua noção de combate é simplista, só na base de ir correndo e atirando, só força bruta, sem planejamento nem autodefesa. Por isso foram caindo, um a um, enquanto avançavam quase em fila indiana contra os fuzis.

Quem combate ao lado dos japoneses não pode contar com eles para sustentarem a defesa: japoneses só podem combater quando estão em perfeitas condições. Ao lhes causar o menor arranhão, o inimigo ativa seu modo suicida, e eles fazem um ataque kamikaze.

====================
“Ceremonies of Light and Dark”

A primeira coisa que pensei quando Londo ofereceu bebida a Refa: dois pretendentes ao trono, duas velhas raposas, e Londo já o esperava com a bebida pronta, sem você ver se Londo está bebendo da mesma ou se é outra… Eu não aceitaria!

Veneno, o método preferido de assassinato político… Tal como em Roma.

“Espaço necessário para expansão” (Lebensraum), a tolice da guerra em duas frentes, … III Reich.

EOF